noticias Seja bem vindo ao nosso site Vida Nova FM !

Brasil

Enquete: 97% dos leitores dizem que Brasil deveria diminuir número de partidos políticos

Atualmente, o país conta com 32 legendas

Publicada em 11/10/22 às 09:38h

Vida Nova FM


Compartilhe
Compartilhar a noticia Enquete: 97% dos leitores dizem que Brasil deveria diminuir número de partidos políticos  Compartilhar a noticia Enquete: 97% dos leitores dizem que Brasil deveria diminuir número de partidos políticos  Compartilhar a noticia Enquete: 97% dos leitores dizem que Brasil deveria diminuir número de partidos políticos

Link da Notícia:

Enquete: 97% dos leitores dizem que Brasil deveria diminuir número de partidos políticos

Em enquete do TopMídiaNews, a maioria dos internautas indicou que o Brasil deveria diminuir o número de partidos políticos. Atualmente, o país conta com 32 legendas.

A pergunta da enquete foi a seguinte: "você acha que o Brasil deveria reduzir o número de partidos políticos?", e em resposta 97,83% disse que sim, e apenas 2,17% votou não. Foram  92 participantes. 

A lista de partidos políticos no Brasil é extensa e das mais diversas ideologias. Porém, com a reforma política realizada ano passado a tendência é haver a diminuição deles com o passar dos anos. 

No mês de julho, uma projeção sobre a diminuição foi divulgada pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), e entre os dados estava a extinção significativa de partidos nanicos. A CNN Brasil divulgou parte dos dados e João Henrique Hummel, da Action Consultoria, que elaborou o documento, argumentou que a nova legislação proibiu as coligações nas disputas proporcionais, entre as medidas.

 

“A redução é consequência das regras estabelecidas na reforma eleitoral. É um funil que tende a ficar ainda mais fechado após a disputa deste ano”, explica.

Também houve o endurecimento da cláusula de barreira [11 deputados eleitos; 2% dos votos válidos nacionais, e 1% dos válidos em pelo menos nove estados], que impõe aos partidos desempenho mínimo nas eleições para que possam ter acesso, ao dinheiro do fundo partidário e horário de propaganda eleitoral. 

Esse ano, após o primeiro turno das eleições, os partidos Pros e Solidariedade não atingiram a cláusula e não elegeram parlamentares suficientes. Por isso, logo após os resultados do pleito, anunciaram que vão se unir para criar nova legenda e sobreviver.

Esse ano, os já extintos DEM e PSL foram os primeiros a anunciar a fusão criando o União Brasil.

Também não atingiram a cláusula de barreira: Patriota, PSC, Novo e PTB. Esses partidos não terão dinheiro do fundo eleitoral e espaço nas propagandas eleitorais da próxima eleição.

Fonte: Top Midia News




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 67 9 9907-1049

Visitas: 4000664
Copyright (c) 2024 - Vida Nova FM - Associação Comunitária de Comunicação Social de Deodápolis
Converse conosco pelo Whatsapp!