noticias Seja bem vindo ao nosso site Vida Nova FM !

Brasil

Haddad e embaixador da Argentina discutem criação de moeda comum para o Mercosul

Segundo autoridade argentina, objetivo é fortalecer bloco comercial e ampliar vínculo entre países da região

Publicada em 05/01/23 às 09:33h

Vida Nova FM


Compartilhe
Compartilhar a noticia Haddad e embaixador da Argentina discutem criação de moeda comum para o Mercosul  Compartilhar a noticia Haddad e embaixador da Argentina discutem criação de moeda comum para o Mercosul  Compartilhar a noticia Haddad e embaixador da Argentina discutem criação de moeda comum para o Mercosul

Link da Notícia:

Haddad e embaixador da Argentina discutem criação de moeda comum para o Mercosul

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu nesta terça-feira (3) com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, e discutiram sobre a criação de uma moeda comum para o Mercosul.

O objetivo, de acordo com Scioli, é fortalecer o bloco comercial e ampliar o vínculo entre os países da região. Para ele, a ideia não é criar uma moeda única como o euro — moeda oficial dos países-membros da União Europeia — mas sim uma para o bloco.

“Sobre a moeda comum, nós trabalharemos. Não significa que cada país não tem sua moeda, significa uma unidade para integração e aumento do intercâmbio comercial em todo este bloco regional. E, como disse o presidente Lula, fortalecer o Mercosul, ampliar a união latino-americana, é muito importante”, disse Scioli.

Leia Mais

Primeiras viagens internacionais de Lula serão para Argentina, EUA, Portugal e China

Novo ministro da Previdência diz que formará comissão com participação de sindicatos para discutir reforma

Moody´s avalia que cenário mais provável é de desaceleração econômica

Conforme destacou o argentino, os principais temas tratados com Haddad foram a integração energética e financeira entre Brasil e Argentina e o avanço comercial entre os dois países.

 

“Brasil é o parceiro número um da Argentina. E, em um contexto de crise da globalização, vamos fortalecer nossa região e nossa complementação. Haddad é um economista que tem uma visão muito produtivista, a visão da economia real, um compromisso muito real também com o grande objetivo da moeda comum que será também um impacto positivo”, declarou o embaixador.

Viabilidade

Tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quanto ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, já defenderam a implementação de uma “moeda única' para os países latino-americanos, porém esbarra em uma realidade ainda distante da ideal para sua implementação, segundo especialistas ouvidos pelo CNN Brasil Business.

Na prática, os países abririam mão do real, peso ou bolívar, e adotariam uma mesma moeda oficial como meio de pagamento para transações comerciais dentro e fora de suas fronteiras.

Para o economista da Eleven Financial Thomaz Sarquis, não existe sentido em criar uma política monetária única nem para o Mercosul e nem para a América Latina. “O grande problema é a falta de autonomia monetária.

Quando o Banco Central Europeu sobe os juros, por exemplo, a alta vale para toda a moeda euro. No nosso caso, em uma política como esta, o Brasil estaria dependente da situação fiscal da Argentina para definir o aumento dos juros, visto que o risco seria percebido como sendo do bloco.'

Para ele, a diferença entre as economias é essencial. “Ainda que nossa política fiscal não seja um exemplo para os demais países, temos uma moeda mais estável do que a da Argentina.'

Para o PhD em economia pela Cornell University Marcelo Kfoury, além da disparidade entre os países da América Latina, o bloco econômico do Mercosul ainda não evoluiu como ocorreu com a União Europeia, que alcançou uma integridade e proximidade econômica entre os participantes do bloco.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 67 9 9907-1049

Visitas: 4000496
Copyright (c) 2024 - Vida Nova FM - Associação Comunitária de Comunicação Social de Deodápolis
Converse conosco pelo Whatsapp!