Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020
MS

Fogo no Pantanal aumenta calorão, mas MS pode ver chuva a partir de quinta

Chuva não será suficiente para apagar os incêndios, mas deve amenizar calorão em MS

Publicada em 16/09/20 às 06:43h

por Vida Nova FM


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Além da falta de chuvas, parte do calorão nos últimos dias pode ser explicado pelo aumento dos incêndios no Pantanal. Mato Grosso do Sul está em estado de emergência, mas vem notícia boa: a chuva deve começar a chegar a partir de quinta-feira (17), se intensificando no fim de semana.

Segundo o Clima Tempo, monitoramento de queimadas do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostra que Mato Grosso do Sul registrou mais de 7600 focos de fogo no ano de 2020, até 14 de setembro, e já era o segundo maior desde 2008.

O parque estadual das Nascentes do Rio Taquari, na região de Costa Rica, é a mais recente reserva florestal que está em chamas no Centro-Oeste do Brasil.

Andressa Biata, pecuarista na região, informou ao Clima Tempo que "o cheiro da fumaça na fazenda, o calor e o ar seco estão cada vez piores, difícil de respirar. O fogo já entrou em fazendas, currais, plantações, sede, máquinas. Estamos literalmente cercados pelo fogo e o maior deles tomou o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, que fica entre os municípios de Alcinópolis e Costa Rica, ao norte de Mato Grosso do Sul".

Notícias de chuva

O lado bom é que há previsão de um pouco de chuva para o fim desta semana. Isto não significa que esta chuva vai conseguir apagar os incêndios florestais de todas as regiões do Estado, mas deve reduzir a fumaça e o calorão em alguns locais.

Até a quarta-feira, 16 de setembro, é o calor intenso e o ar seco que predominam. Mas na quinta-feira, 17, alguns locais na fronteira com o Paraguai podem ter pancadas de chuva.

No sábado, 19 de setembro, áreas de instabilidade devem se desenvolver em diversas áreas de Mato Grosso do Sul provocando pancadas de chuva em várias regiões do estado.

Porém, a região com menor chance de chuva é justamente o norte de Mato Grosso do Sul. A possibilidade de chuva no Parque Estadual da Nascente do Rio Taquari não é muito grande.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 67 9 9907-1049

Visitas: 2385748
Usuários Online: 68
Copyright (c) 2020 - Vida Nova FM - Associação Comunitária de Comunicação Social de Deodápolis