A deputada federal e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP/MS), esteve na manhã de ontem (30), no município de Maracaju, na companhia do prefeito Marcos Calderan e conversou com representantes do Distrito de Vista Alegre e produtores rurais.
Durante entrevista à Rádio Marabá FM, ela destacou a importância da agricultura familiar e que os produtos regionais merecem ser conhecidos por todo Brasil, quiçá, países do exterior.
“Nós trabalhamos por todos os produtores, por todos os setores, porque queremos ver os nossos produtos, como a Linguiça de Maracaju, lá em Campo Grande, em São Paulo, no Rio de Janeiro e, quiçá, em outros lugares do mundo. A pequena agricultura, os produtos artesanais e orgânicos também devem ser valorizados”, disse Tereza Cristina.
Na gestão, Terezaenfrentou reestruturação interna, pandemia, inflação e até a guerra. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelo país, a pasta que Tereza Cristina administrava conseguiu se destacar frente aos outros Ministérios e apresentou importantes conquistas.
“Foi muito importante nós conseguirmos entregar mais de 370 mil títulos de propriedades aos pequenos produtores. Muito se fala sobre crédito para maquinário dos grandes, mas o pequeno e médio [produtor] também precisam de ferramentas de trabalho e acesso a políticas agrícolas. Nós conseguimos para todos”, reforçou a ex-ministra.
O prefeito Calderan, que tem tido grande reconhecimento na região, diz que “herdou a valorização ao produtor rural” da administração de Tereza Cristina, de quando ela ainda era secretária estadual de Produção.
“Quando se fala que ‘Maracaju é a capital do agronegócio’, eles se lembram dos grandes fazendeiros, mas nós estamos desde o início da gestão seguindo essa metodologia da Tereza, que muito valorizou e colocou esses pequenos em pé de igualdade com todos os produtores no Brasil”, afirmouo prefeito.
Desde 2016, enquanto deputada
federal, Tereza Cristina destinou mais de R$28 milhões ao município de
Maracaju.
Esses recursos foram investidos em educação, saneamento básico, saúde,
agricultura, infraestrutura e desenvolvimento social, além de apoio aos
projetos do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das
Bacias dos Rios Miranda e Apa (Cidema) e Programa "Avançar Cidades".
FONTE: TOPMIDIANEWS