Pela primeira vez na história, Mato Grosso do Sul terá duas candidatas mulheres na disputa ao cargo da presidência da República. Isso porque o deputado federal e presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, desistiu de concorrer ao pleito para esse ano.
Com a desistência, a senadora Soraya Thronicke foi escolhida candidata ao Palácio do Planalto, conforme a informação repassada à CBN Brasil/Recife por um dirigente nacional do União Brasil, que preferiu o anonimato.
A candidatura de Soraya deverá ser confirmada durante a convenção nacional do partido, a ser realizada na próxima sexta-feira (5), que é o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para homologação das candidaturas.
Outra sul-mato-grossense já confirmada para disputar o cargo de maior destaque do país é a também senadora Simone Tebet (MDB), vista como uma aposta da terceira via para a disputa eleitoral. A candidatura dela foi homologada após a reunião da executiva do MDB, no último dia 24.
Com a confirmação de Simone, a expectativa do MDB é que mais partidos venham se aliar em apoio à senadora, além do que já foi combinado com dirigentes do PSDB, que negociaram a renúncia de João Doria (SP) da corrida eleitoral, e do Cidadania, partido que formou federação com os tucanos.
Em relação à candidatura da senadora Soraya Tronicke, o partido ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
Em Mato Grosso do Sul, o União Brasil oficializou, na noite do dia 22 deste mês, o nome de Rose Modesto como candidata ao governo e o do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta ao Senado.
Fonte: TOPMIDIANEWS