noticias Seja bem vindo ao nosso site Vida Nova FM !

MS

Com 45 anos de existência, muitos ainda desconhecem os personagens citados no hino de MS

Canção raramente é tocada e cantada nos dias atuais

Publicada em 12/10/22 às 08:49h

Vida Nova FM


Compartilhe
Compartilhar a noticia Com 45 anos de existência, muitos ainda desconhecem os personagens citados no hino de MS  Compartilhar a noticia Com 45 anos de existência, muitos ainda desconhecem os personagens citados no hino de MS  Compartilhar a noticia Com 45 anos de existência, muitos ainda desconhecem os personagens citados no hino de MS

Link da Notícia:

Com 45 anos de existência, muitos ainda desconhecem os personagens citados no hino de MS
Crédito: Isabelly Melo / RCN67  (Foto: )

Considerado um dos Estados mais novos do Brasil, Mato Grosso do Sul completa 45 anos de existência nesta terça-feira (11). Uma terra de muitas riquezas, belezas naturais e de muitos personagens históricos que contribuíram para o surgimento e consolidação desta unidade da federação.

O que poucas pessoas sabem, nunca observaram, ou realmente desconhecem, é que essas belezas e esses personagens históricos estão descritos no hino do próprio Estado, escolhido em um concurso e instituído pelo decreto nº 3 de 1° de janeiro de 1979.

Escrito por Jorge Antônio Siufi e Otávio Gonçalves Gomes, com música de Radamés Gnattali, o hino do Estado de Mato Grosso do Sul, infelizmente, é desconhecido pelos próprios conterrâneos e tocado somente às vezes em escolas, datas especiais ou em alguns eventos cívicos.

 

Ao analisar as primeiras estrofes do hino, percebe-se que os escritores destacam as belezas naturais do Estado. Em seguida, já partindo para as estrofes finais, a canção traz à tona nomes importantes que fizeram parte da história de Mato Grosso do Sul, como, por exemplo, Vespasiano Martins, Antônio João, Camisão e Ricardo Franco.

Mas qual foi à contribuição desses personagens para a formação do Estado de Mato Grosso do Sul? 

  • Vespasiano Martins: foi um político que lutou pela divisão do Estado, foi prefeito de Campo Grande e também senador por Mato Grosso do Sul.
  • Camisão e Antônio João: foram considerados heróis que lutaram na Guerra do Paraguai em defesa das terras sul-mato-grossenses.
  • Ricardo Franco: foi um coronel com seu ato de bravura, não mediu esforços na defesa do Forte de Coimbra, um dos marcos da consolidação da Fronteira Oeste.
  • Os Guaicurus: índios cavaleiros, lembrados pela habilidade em lutar, resistindo à influência de outros povos. Inclusive, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, há um monumento em homenagem a esses cavaleiros.

Para os mais antigos assim como o contador Edécio Castro, que na época da divisão do Estado estava no auge da juventude, saber o hino de Mato Grosso do Sul era não só uma obrigação, mas também um orgulho, assim como é para ele o Hino Nacional Brasileiro.

“Antes de entrar para a aula, alunos e professores se reuniam todos perfilados e ali cantávamos o Hino Nacional Brasileiro, de Campo Grande e também de Mato Grosso do Sul. As pessoas, naquela época, sabiam cantar o hino, hoje raramente, um ou outro que sabe a letra, infelizmente”, lamentou. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 67 9 9907-1049

Visitas: 4000600
Copyright (c) 2024 - Vida Nova FM - Associação Comunitária de Comunicação Social de Deodápolis
Converse conosco pelo Whatsapp!