noticias Seja bem vindo ao nosso site Vida Nova FM !

Brasil

IPVA 2023: veja quais são as alíquotas, calendário e isenção

Desconto será de 15% para pagamento à vista

Publicada em 02/01/23 às 09:41h

Vida Nova FM


Compartilhe
Compartilhar a noticia IPVA 2023: veja quais são as alíquotas, calendário e isenção   Compartilhar a noticia IPVA 2023: veja quais são as alíquotas, calendário e isenção   Compartilhar a noticia IPVA 2023: veja quais são as alíquotas, calendário e isenção

Link da Notícia:

IPVA 2023: veja quais são as alíquotas, calendário e isenção
Primeira parcela do IPVA vence em 31 de janeiro - Crédito: Wesley Ortiz/Ilustrativa  (Foto: )

Mais um começo de ano chegou e, com ele, os impostos nossos de cada dia. Entre eles, está o IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor), e janeiro é o mês em que tudo se "amontoa". Vamos ver como fica o IPVA 2023?

As alíquotas para 2023 foram definidas da seguinte maneira, conforme informações da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda): 

 

1,5% para caminhões com qualquer capacidade de carga; ônibus e micro-ônibus de transporte coletivo de passageiros, além de casas motorizadas (motor-home); 2% para motos; 3% para carros de passeio, camioneta, tanto de uso misto quanto utilitário; 4,5% para carros de passeio e para qualquer outro veículo de com capacidade para até oito pessoas, exceto o condutor, que usem motores a óleo diesel.

Para quem optar pelo parcelamento, o calendário será o seguinte:

Em 31 de janeiro de 2023 vence a 1ª parcela e as datas das parcelas seguintes são, respectivamente: 

2ª parcela - 28 de fevereiro de 2023; 
3ª parcela - 31 de março de 2023;
4ª parcela - 28 de abril de 2023;
5ª parcela - 31 de maio de 2023;

Além disso, conforme o decreto, o valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 30, para motos e de R$ 55, para demais veículos.

Descontos

Segundo o portal do Detran, as pessoas que optarem pelo pagamento à vista ou de cota única vão receber um desconto de 15%. Já quem escolher o parcelamento pode parcelar a dívida em até cinco vezes, no entanto, sem desconto.

E quem tem direito à isenção do IPVA?

Segundo a legislação do estado, a isenção do IPVA é para os veículos aquáticos, aéreos e terrestres que pertençam a templos de qualquer culto; autarquias ou frações que sejam mantidas pelo poder público;
partidos políticos; fundações, entidades sindicais e afins; à União, estado,  Distrito Federal e também dos municípios.

Aplicação de recursos

Os recursos arrecadados com  IPVA são divididos pelo poder público em 50% para os municípios de registro dos veículos, e os outros 50% vão para o estado.

Já no Governo do Estado, o dinheiro é investido em obras de infraestrutura, assim como na prestação de serviços públicos como saúde, segurança pública e educação.

 

Fonte: Top Midia News




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 67 9 9907-1049

Visitas: 4000559
Copyright (c) 2024 - Vida Nova FM - Associação Comunitária de Comunicação Social de Deodápolis
Converse conosco pelo Whatsapp!