noticias Seja bem vindo ao nosso site Vida Nova FM !

MS

Piracema começa hoje na bacia do Paraná e dia 5 na do Paraguai

A partir do dia 1º de fevereiro de 2023, abre-se a pesca na modalidade pesque e solte

Publicada em 02/11/22 às 08:13h

Vida Nova FM


Compartilhe
Compartilhar a noticia Piracema começa hoje na bacia do Paraná e dia 5 na do Paraguai  Compartilhar a noticia Piracema começa hoje na bacia do Paraná e dia 5 na do Paraguai  Compartilhar a noticia Piracema começa hoje na bacia do Paraná e dia 5 na do Paraguai

Link da Notícia:

Piracema começa hoje na bacia do Paraná e dia 5 na do Paraguai

A piracema começou hoje nos rios Paraná e em outros dois da União, o Paranaíba e o Aporé, que estão em divisas de Mato Grosso do Sul com outros estados. No dia 5 de novembro, o defeso começa na bacia do rio Paraguai e seus afluentes, assim como em todos os rios de Mato Grosso do Sul.

Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), no rio Paraná (calha/leito do rio) e mais os rios Paranaíba e Aporé, o período de defeso para a proteção da piracema inicia-se no dia 1º de novembro e segue até dia 28 de fevereiro de 2023, assim como em todos os demais rios de MS.

No período, é permitido apenas que nos lagos das usinas do rio Paraná a pesca de 10 kg de pescado mais um exemplar de peixes não nativos e exóticos como: Tucunaré, Curvina, Porquinho, Tilápia, bagre africano, etc. O pescador deve ainda respeitar 1.500 metros de distância das barragens das usinas.

Ao pescador profissional permite-se a pesca para as mesmas espécies de peixes e não existe limite de cota, porém, só podem utilizar molinetes e linhadas de mão. A pesca de subsistência (manutenção da vida – pessoas que não têm outra alternativa alimentar) para populações tradicionais também é permitida.

Na Bacia do Paraguai será permitida somente a pesca de subsistência para o morador ribeirinho e outras populações tradicionais. “Ressalta-se, que pessoas que moram nas cidades ribeirinhas não podem pescar. A pesca de subsistência é para manutenção da vida, ou seja, para pessoas que dependem daquela proteína para sobreviver', cita nota da PMA.

Para subsistência, pode-se capturar 3 kg, ou um exemplar, “não podendo comercializar de forma alguma. A pesca científica devidamente autorizada também poderá ser praticada'.

A partir do dia 1º de fevereiro de 2023, conforme a corporação, abre-se a pesca na modalidade pesque e solte no leito (calha) do rio Paraguai e, a partir de 00h00 do dia 28 de fevereiro a pesca estará aberta novamente em todos os rios das duas bacias.

 

Fonte: Top Midia News





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 67 9 9907-1049

Visitas: 4005614
Copyright (c) 2024 - Vida Nova FM - Associação Comunitária de Comunicação Social de Deodápolis
Converse conosco pelo Whatsapp!